sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

PRODUÇÃO DE SABÃO A PARTIR DE ÓLEOS ALIMENTARES USADOS (O.A.U.)

 Que fazer aos óleos alimentares resultantes das frituras lá de casa? Certamente todos nós – pelo menos aqueles que não conseguem resistir a umas batatas fritas ou a um bom bife, entre outras iguarias cuja confeção requer a utilização de óleos – já se depararam com esta questão. A “solução” mais adotada, infelizmente, não é a melhor já que a maioria das pessoas, das duas, uma: ou descartam estes resíduos  atirando-os pelo ralo da pia das cozinhas ou, outras, depositam-nos nos contentores do lixo comum, sem qualquer acondicionamento especial (fechados em garrafas, por exemplo). O que a generalidade das pessoas desconhece é que, de uma forma ou de outra, mais tarde ou mais cedo, esses óleos acabarão inevitavelmente por ir parar a um mesmo sítio: o mar. O que a generalidade das pessoas desconhece também é que um litro de óleo contamina cerca de um milhão de litros de água, o suficiente para uma pessoa usar durante 14 anos.
Mas... que fazer então?! O procedimento correto é depositar os OAU num oleão como aquele que temos na nossa escola, devidamente acondicionados em garrafas de plástico bem tampadas. Estes resíduos têm por destino a sua reciclagem tendo em vista a obtenção de vários produtos. Uma das alternativas de reciclagem que nós experimentámos na última sessão do Clube Eco foi o reaproveitamento dos óleos alimentares usados (OAU) para fazer sabão. A receita é simples e obtivemos um sabão de ótima qualidade, muito útil para a lavagem de materiais, realização de limpezas ou até mesmo para lavagem das mãos.
A “receita”, acredite, é simples. Vai necessitar então de:
  • 2 litros de OAU;
  • 1 litro de água;
  • ½ kg de hidróxido de sódio (soda cáustica);
  • ¼ kg de sabão em pó;
  • Chaleira elétrica;
  • Colher de pau;
  • Máscara descartável;
  • Luvas;
  • Recipiente de 5 l em plástico.

Primeiro tem de aquecer a água até esta entrar em ebulição. Depois, num recipiente não metálico, adicione cuidadosamente o hidróxido de sódio à agua, mexendo sempre bem a mistura (com uma colher de madeira / pau), tendo o cuidado de evitar a inalação dos vapores emitidos, razão pela qual este procedimento deve ser realizado em espaço exterior. Seguidamente, adicione lentamente o OAU à mistura anterior, mexendo o preparado ininterruptamente durante 20 a 30 minutos até obter uma pasta homogénea. Depois é só depositar em formas e deixar endurecer durante aproximadamente uma semana. Et voilá!

Sem comentários: